Artigo: A fé e a vida

* Levon Nascimento

Quando comecei a participar ativamente da Igreja, nas pastorais sociais católicas, durante a juventude, uma das coisas que eu tinha como objetivo era que aquilo deveria me tornar uma pessoa melhor. Leia-se: menos egoísta, menos preconceituoso, mais honesto, mais solidário, mais compreensivo com o outro, engajado nas lutas sociais por um mundo justo, etc.

Já se passou um bom tempo de lá para cá. Evidentemente que não me tornei perfeito. Muito pelo contrário. Mas eu continuo acreditando nisso e buscando. A fé me conduziu ao universo da militância política, conforme aprendi nas CEBs: “unir fé e vida”.

E é justamente aí que esbarra a minha inconformidade, porque vejo muita gente religiosa bradando “Deus” e regras bíblicas, entoando louvores e orações “acaloradas”, mas na vida real sem apresentar qualquer vontade ou disposição para a justiça, à aceitação da diferença ou à prática solidária, no máximo um velho assistencialismo piegas.

Escandaliza-me, gente que se entrega à mesquinharia, aos preconceitos, ao racismo, à intolerância, à acumulação corrupta, aos privilégios e que se soma ao ideário político fascista (pós-verdade, fake news, cultura do ódio), enquanto diz ser a favor da moral, da família e de Jesus.

Sinceramente, nunca foi desse tipo de religião que eu quis me aproximar. Nem quero.

Descubra mais sobre Professor Levon Nascimento

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Comentários

Uma resposta a “Artigo: A fé e a vida”

  1. Avatar de MOISES OLIVEIRA

    Conciso, mas claro suficiente para despertar a consciência cauterizada da \”moral farisaica que coa mosquito e engole camelos.\” Parabéns!

    Curtir

Deixe um comentário